Fernando de Noronha vai receber uma série de ações voltadas aos cuidados com a saúde mental, dentro da programação da campanha “Janeiro Branco”. As atividades vão acontecer de quinta-feira (23) até sábado (25).

Nesse período, será realizada uma capacitação para profissionais que atendem pacientes com problemas mentais. O treinamento também prevê a participação dos moradores da ilha.

O curso será ministrador pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Brasília, entre eles a doutora Andrea Chaves, que atua no Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Distrito Federal.

Serão repassadas informações de primeiros socorros psicossociais, abordagem em crise do paciente, contenção terapêutica, surto psicótico, crise nervosa e até suicídio, entre outros temas.

A Administração da Ilha quer que Noronha seja uma referência no assunto. “Nosso objetivo é montar o primeiro Núcleo de Saúde Mental do Nordeste. Os profissionais do Samu serão capacitados para os atendimentos de urgência e emergência de pacientes que possam ter problemas de saúde mental”, informou o superintende de Saúde da Administração do Distrito, Fernando Magalhães.

Além do curso, vai ser promovido um aulão voltado para os jovens de Fernando de Noronha, aberto também para o público em geral. A ideia é ampliar a divulgação do tema. O evento será realizado no auditório da Escola Arquipélago, no dia 24, de 14h às 17h.

Toda a programação será realizada numa parceria, entre a Administração da Ilha, Samu de Brasília e a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

FONTE: https://glo.bo/30KH3q1