A largada será amanhã (12) com previsão de chegada dos primeiros velejadores na ilha já no domingo (13).

Fernando de Noronha já está contando as horas para receber os velejadores que vão participar da 31º edição da Refeno – Regata Recife/Fernando de Noronha. A largada do tradicional evento esportivo acontece amanhã (12) ao meio dia, com os velejadores partindo da praça do Marco Zero, no bairro do Recife. Os primeiros velejadores estão previstos para ancorarem na ilha já no domingo (13) no Mirante do Boldró, local da linha de chegada da competição.

O percurso da maior regata oceânica da América Latina é de 292 milhas náuticas, o equivalente a 550 quilômetros de distância. Ao todo, 95 embarcações se inscreveram na Refeno, dando um total de 800 tripulantes responsáveis por conduzi-las em alto-mar. Segundo o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, organizadora do evento, houve um aumento de 80% no número de inscritos em relação a edição de 2018. O famoso e cobiçado Troféu Fita Azul, será disputado por veleiros de 11 estados brasileiros e de dois países, um da Argentina e outro da Bélgica. O estado com maior número de participantes é São Paulo, que possui 24 barcos inscritos. Pernambuco será representado com um total de 16 embarcações.

O administrador do arquipélago Guilherme Rocha, ressaltou a forte parceria e o sucesso de mais uma edição da regata. “A Refeno é sem dúvida um dos maiores eventos do calendário esportivo anual do Brasil. Noronha abraçou a regata ao longo desses anos com muito amor e carinho e esta parceria com a organização tem rendido muitos frutos para o nosso povo, com ações sociais que vão refletir de maneira muito positiva no futuro da ilha. São ações pontuais socialmente importantes, onde todos saem ganhando. Esperamos fortalecer ainda mais esta parceria para gerar mais benefícios para Noronha.” concluiu.

AÇÕES SOCIAIS NA ILHA

Além do evento esportivo em si, a Refeno fomentará várias ações sociais em benefício a população da ilha de Fernando de Noronha. Serão realizados atendimentos voluntários dos velejadores no Hospital São Lucas para as especialidades de plástica reparadora, dermatologia, urologia e ortopedia. Além disso, também haverá uma oficina de boas práticas e de processamento de material médico-cirúrgico para funcionários da unidade hospitalar. Também serão oferecidas aulas de vela para as crianças da ilha no Porto de Santo Antônio e entrega de doações para a Creche Bem-Me-Quer e a EREFM de Fernando de Noronha.

A Administração Distrital de Fernando de Noronha, assim como nas edições anteriores, dará o apoio logístico ao evento. De acordo com a superintendente de Turismo de Fernando de Noronha Giovanna Rodrigues, a Refeno tem trazido inúmeros benefícios não só aos participantes da regata, mas principalmente aos moradores da ilha. “A Refeno sem dúvida tem sido um grande fomentador de ações benéficas para o arquipélago. Além de ser um evento esportivo muito importante, possui também um viés social de muito impacto para o Noronhense. Por isso, é de suma importância darmos este apoio e oferecer a melhor estrutura para a organização.”, diz Giovanna.

A Refeno 2019 tem o patrocínio da Heineken e Empetur e conta com o apoio da Administração Distrital de Fernando de Noronha, além de órgãos ambientais e governamentais.

Texto: Gustavo Arland