São Pedro, padroeiro dos pescadores, teve festa em Fernando de Noronha neste sábado (29), dia dedicado ao santo. A comemoração foi recheada de emoção. A programação começou às 9h, com a missa na Capela do Porto, celebrada pelo padre Flávio José.

Depois da celebração, a imagem de São Pedro foi levada em procissão até o píer do Porto de Santo Antônio e colocada no barco Orion. Era quase uma da tarde quando teve início a "barqueata".

Mais de 30 embarcações de passeio, de turismo, mergulho e de pesca participaram da procissão marítima. O tempo instável oscilou entre sol e chuva, mas a animação só aumentou nas embarcações.

O barco mais festejado foi o Feliz Navegantes, usado na gravação do seriado Riacho Doce, e que ficou à deriva e foi localizado no Rio Grande do Norte. Como manda a tradição, o Feliz Navegantes fez a travessia do Morro de Dois Irmãos.

A embarcação Feliz Navegantes pertencente ao presidente da Associação de Pescadores, Orlando de Souza, que ficou emocionado. “Realizei um desejo da minha vida, trouxe meu bardo de volta para a ilha e fiz a travessia na festa em homenagem a São Pedro”, comemora Orlando.

Ao final da procissão marítima, uma grande fila formou-se no Porto de Santo Antônio, onde foi servida uma peixada grátis para moradores e turistas. O prato foi preparado com 200 quilos de atum.

A peixada e a festa foram aprovadas. “A peixada está uma delícia, é a primeira vez que passo o São Pedro na ilha. É uma festa linda e organizada”, disse a dona de casa Larissa Peixoto.

“Homenagear São Pedro é uma obrigação para quem trabalha no mar. Mais uma vez a festa foi emocionante”, conta o comandante de barco Emerson Santos.

"A festa está um luxo, fantástica, é a melhor do mundo. Eu participei da procissão a bordo do Feliz Navegantes, é emocionante", revela o condutor Adalberto Marques.

A festa de São Pedro ainda teve muito forró com o cantor Rodrigo Raposo e banda e o grupo Fim de Feira. O evento é promovido pela Associação de Pescadores e Igreja Católica, com apoio da Administração da Ilha e do empresariado local.

Fonte: https://glo.bo/305975N