O nome do futuro administrador da ilha ainda será avaliado no plenário da Assembleia Legislativa

O advogado Guilherme Rocha, indicado para o cargo de administrador de Fernando de Noronha, foi sabatinado pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (26). A indicação foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais da comissão.

O relator do projeto que indicou o novo administrador foi o deputado Romário Dias (PSD). O relator indicou que Guilherme Rocha tem condições de assumir o cargo. Antes da votação do relatório, um a um dos parlamentares elogiaram o futuro administrador, que já ocupou outras funções no Governo do Estado, como chefe de gabinete da Casa Civil e secretário executivo de Recursos Hídricos, posto que exerce atualmente.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, José Maurício (PP), também destacou a atuação do atual administrador da ilha, Plínio Pimentel, que passou seis meses no cargo. A deputada Tereza Leitão (PT), pediu uma atenção especial de Guilherme Rocha para a educação em Noronha. Já o deputado Edilson Silva (Psol), solicitou resolução para a proibição de partos na ilha.

O presidente da Comissão de Justiça, Waldemar Borges, sugeriu que o futuro administrador garanta que as questões ambientais sejam geridas pelo Governo do Estado e não pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Depois que os parlamentares falaram, o futuro administrador respondeu.

 

Educação

“Eu tenho extrema atenção pelo tema, justamente por ser filho de professora, desde cedo eu aprendi que a educação faz parte do futuro das nossas vidas. Esse é um tema que terei extrema atenção na minha gestão. Deputada Tereza Leitão, conte comigo para a gente abrir diálogo junta a Secretaria de Educação, inclusive convido a senhora para a gente pensar juntos o que pode fazer”, disse Guilherme Rocha.

 

Saúde

“Eu andei estudando a questão da maternidade. Não é algo fácil de se resolver, infelizmente. Há muitos entraves burocráticos, regras impostas pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, com relação a lugares remotos, e ainda o Conselho Regional de Medicina, que determina a contratação de muitos profissionais. Mas eu também sei que para a população não importa, o que importa é o sofrimento e nós precisamos ter uma solução. Para isso peço ajuda do senhor, deputado Edilson Silva, e os nobres parlamentares, para que a gente possa pensar juntos uma solução. Quem não pode sofrer é a população, a ilha não é das autoridades, a ilha é do povo”, afirmou o futuro administrador.

“O ICMbio é um órgão importante de preservação da ilha. A gente precisa sentar e ter um diálogo aberto. O meio ambiente tem que estar em primeiro lugar em Noronha, é importante ter a porta aberta com o ICMBio”, finalizou Guilherme Rocha.

A indicação do nome do novo administrador de Fernando de Noronha será apreciada pelos deputados estaduais no plenário nesta quarta-feira (27).

 

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2018/06/27/guilherme-rocha-e-aprovado-na-comissao-de-justica-para-o-cargo-de-administrador-de-fernando-de-noronha.ghtml