O Memorial Noronhense participa da 16ª Semana dos Museus, promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) na próxima semana, entre os dias 15 e 17.  O espaço cultural e histórico, localizado na Vila dos Remédios, vai oferecer aos moradores e turistas atividades como oficinas de cartonaria. Nesta edição, o evento nacional aborda o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

A programação vai contar ações educativas os alunos do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e da Escola Arquipélago. “O objetivo das oficinas é criar um espaço de reflexão para  o tema proposto e a criação de um catálogo em formato cartonero, técnica cujo formato será construído a partir do reaproveitamento do papelão para confecções das capas”, informou a superintende de Turismo e Cultura,  Manuela Fay.

Uma oficina será executada pela Cartonera Do Mar, um coletivo de mulheres que utilizam a educação, arte e cultura. Serão apresentados aos estudantes materiais iconográficos fornecidos pelo Patrimônio Histórico Cultural de Fernando de Noronha como suporte para trabalhos autorais em pintura e fotografia para a criação do catálogo. Os catálogos criados nestas oficinas serão distribuídos às bibliotecas da comunidade